Meu filho precisa usar óculos, e agora?
É muito importante que os pais e responsáveis fiquem atentos ao comportamento das crianças. Muitas vezes, elas precisam usar óculos e não percebem! Então, o único “aviso” é o modo como elas se comportam: dor de cabeça frequente, necessidade de se aproximar para enxergar algo, coceira nos olhos e excesso de lágrimas são alguns exemplos.
Como elas estão em desenvolvimento, demorar para iniciar o tratamento pode prejudicar a visão (permanentemente). Na dúvida, leve seu filho para uma consulta com oftalmologista. Caso ele, realmente, precise usar óculos, veja essas dicas:
Apoio emocional
Não demonstre pena ou preocupação, como se o uso de óculos fosse algo ruim. O uso de óculos é um tratamento! Então, encoraje seu filho. Também, explique para ele como os óculos funcionam. Assim, ele se sentirá mais confiante.
A experiência pode ser divertida
Torne todos os momentos especiais. Desse modo, seu filho não terá receio de usar óculos e se sentirá importante. Após a primeira consulta com o oftalmologista, leve-o para um passeio diferente (ou faça algo diferente em casa). Seu filho também pode ajudar a escolher a armação dos óculos! Essa experiência, para ele, vai ser muito especial.
Forneça suporte
Embora cada vez mais crianças precisem usar óculos, algumas podem estranhar e fazer comentários na escola, por exemplo. Existem até adultos capazes disso! Então, esteja pronto para defender e ajudar seu filho nesses momentos, se acontecer.
Para que essa experiência seja leve, pense, também, no conforto do seu filho. Na Ótica Curitiba, recomendamos as lentes e armações ideais para que o encaixe dos óculos fique perfeito. Dessa forma, ele pode se sentir seguro (e você, também).